quinta-feira, 10 de março de 2011

Quaresma. Qual vai ser seu passo concreto?


Quaresma é um tempo litúrgico que a igreja nos convida para vivermos mais intensamente a penitência, o jejum, a oração e a conversão. Mais isso não significa que só precisamos viver essas virtudes na quaresma, pelo contrário, a quaresma nos ajuda a buscar mais a Deus, a ter uma intimidade maior com Ele para que em todos os outros dias do ano sejamos cada vez mais impulsionados a viver a santidade! Todo dia é dia de conversão e você pode começar tendo atitudes concretas a partir dessa quaresma. Não deixe esse tempo maravilhoso tempo que Deus nos dá através da sua Santa igreja passar em branco na sua vida, viva os sacramentos e busque se santificar.
Mas como viver a quaresma?
O primeiro passo concreto que somos convidados a fazer é uma boa reflexão de nossas atitudes, o que tem nos afastado de Deus ultimamente? O que eu posso fazer pra me aproximar desse amor e receber o perdão do Senhor? É aí que surge em sua mente o tipo de penitência que você pode fazer. Um exemplo fácil e prático é na própria internet, se você tem ficado muito tempo no orkut, MSN e bate-papos procure dosar e assim dedique o tempo que você usava trocando ideas sem tanta importância para conversar com Deus. Se o pecado da fofoca tem sido forte em você procure silenciar mais, se a gula tem te tentado e prejudicado a sua saúde controle sua boca, faça uma "dieta santa". Esses são exemplo de penitência na quaresma.
A atitude de jejuar e fazer penitência não deve ser somente exterior, só pra mostrar uma prática boa, isso era o que os fariseus faziam, faça diferente, mude de dentro pra fora. Que esses quarenta dias sejam para uma mudança radical e que você chegue na sexta feira santa e crucifique seus pecados definitivamente e ressuscite em uma vida nova junto com Jesus!
Outro passo concreto que podemos dar é buscar o sacramento da reconciliação. Uma boa confissão nos dá mais forças para vencermos o pecado!
Coloque seu coração no coração de Jesus, ame, perdoe, santifique-se, jejue, assim chegaremos juntos a vitória com Cristo!
“Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes” Joel 2.13

2 comentários:

  1. Sarinha,
    gostei muito do seu blog, e já sou seguidor,
    aproveito para anunciar meu blog:
    andersonribeiro18.blogspot.com,
    se puder visite-nos e se gostar tbm siga-nos.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Que hermoso es tu blog.
    Dios te bendiga.¡Muchas gracias.!

    ResponderExcluir